FANDOM


SpongeBob SquarePants (SpongeBob SquarePants (EU) ou Bob Esponja Calça Quadrada (BR) é um personagem fictício e protagonista da série animada estadunidense homônima. O personagem é dublado em inglês pelo comediante Tom Kenny desde sua estreia juntamente com a série em 1 de maio de 1999.

Bob Esponja, como é conhecido no Brasil, foi criado e desenvolvido pelo cartunista e biólogo marinho Stephen Hillenburg em 1996 logo após a suspensão de A Vida Moderna de Rocko Hillenburg pretendia criar uma série sobre uma esponja marinha ingênua cujo otimismo acaba por irritar os demais personagens. O cartunista, então, comparou seu conceito aos trabalhados previamente em Laurel & Hardy e Pee-wee's Big Adventure, posteriormente alterando a aparência do personagem para uma esponja de cozinha. O nome do personagem é inspirado em "Bob, a Esponja", uma tira cômica criada por Hillenburg na década de 1980 para suas palestras no Instituto Oceânico de Dana Point. A Vida Moderna de Rocko

Descrição Editar

Bob Esponja é uma esponja marinha bondosa, otimista, alegre, ingênua e amigável que mora na cidade submarina da Fenda do Biquíni juntamente com diversas criaturas antropomórficas. Bob trabalha como cozinheiro no "Krusty Krab" (ou "Siri Cascudo", na versão em português), um dos principais restaurantes de fast-food da região, com seu chefe Eugene H. Sirigueijo e seu também esnobe vizinho Lula Molusco.Nas horas vagas, Bob Esponja se diverte "caçando água viva", praticando caratê ou até mesmo soltando bolhas de sabão.

Costuma divertir-se na companhia de seu melhor amigo e vizinho, Patrick Estrela. Contudo, sua inteligência relativa, ingenuidade exacerbada e comportamento intrigante faz com que não compreenda com clareza as circunstâncias a sua volta; como por exemplo, acreditar que Lula Molusco é um de seus amigos quando, na realidade, sequer suporta sua presença. Algo constantemente retratado na série animada é sua dificuldade em dirigir e, consequentemente, passar no teste de direção da escola local. Bob Esponja vive em uma icônica casa-abacaxi com Gary, seu caracol de estimação

Curiosidades Editar

  • Por ser uma esponja, ele pode usar seu próprio corpo para limpar objetos ou ambientes de maneira bem rápida e efetiva. (Como visto em "Esponja Modelo")
  • Além disso ele também pode girar seus braços e pernas em qualquer ângulo (Como visto em "Karatecas Fatiadores")
  • Espirrar água ou inflar (Como visto na abertura)
  • Esticar os braços, as pernas, o corpo, os olhos e a língua (Como visto em "Siri das Neves")
  • Absorver sabão e outras substâncias (Como visto em "Bob Esponja - O Filme")
  • Produzir diversas bolhas ao mesmo tempo, também pelos poros. (Como visto em "Espuma")
  • Se seus membros, sejam braços ou pernas, e órgãos, como o coração ou os olhos, forem arrancados, eles crescem novamente. (Como visto em "Casca em Choque").